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O nicho de mercado é a segmentação mais estreita do público para quem você vai direcionar seu negócio. Ou seja, um Grupo menor de um conjunto maior de um Mercado.

Um exemplo pode tornar essa visão mais clara. Vamos a ele:

O Mercado da Saúde: Quando falamos do Mercado da Saúde, nos referimos a TUDO envolvido à área, desde a prevenção de doenças e outros males até os tratamentos médicos para essas problemas, depois que ocorreram. Algo realmente muito amplo, mas podemos segmentar o Mercado da Saúde e pensar por exemplo na Nutrição.

Nutrição é com certeza ainda muito ampla, e, apesar de estar no Mercado da Saúde, ainda pode ser considerada um Mercado ou um Segmento do Mercado da Saúde, mas não chega a ser um nicho porque ainda possui um número grande de produtos e serviços.

Dentro da Nutrição, podemos começar a selecionar nichos, que são mais específicos, mais segmentados como:

  • Dietas e Receitas para Pessoas intolerantes ao glúten

  • Dietas e Receitas para Atletas

Ainda podemos, dentro do nichos, definir subnichos, também conhecidos como micro nichos. Por exemplo:

  • Dietas e Receitas para Atletas de Musculação

  • Dietas e Receitas para Atletas de Musculação em fase de Competição

As vantagens de se trabalhar com Micro Nichos, como por exemplo uma maior Taxa de Conversão, são abordadas e expostas na Universidade do Sucesso Digital.

Agora que você já entendeu o conceito de Nicho, vamos ao tema central:

Como escolher um Nicho para o seu Negócio

Muitas pessoas gostariam de começar um negócio, mas em sua maioria, não tem ideia sobre qual nicho.

Existe uma solução prática e eficaz para isso. Basta fazer algum exercício e você encontrará facilmente o nicho certo para você.

De fato, existem apenas 3 Mercados principais a partir dos quais tudo começa.

Esses 3 Mercados podem ser divididos em segmentos, e os segmentos, se houverem, podem ser divididos em nichos. Tudo começa com eles e quase todo o dinheiro é gerado nesses três grandes mercados.

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Os 3 Mercados são:

Dinheiro

Saúde

Relacionamentos

MERCADOS

Eles são muito grandes e os nichos saem deles. Por exemplo:

  • Ganhar dinheiro na internet

  • Economizar dinheiro

  • Investir no mercado de ações

Os exemplos acima são nichos do mercado Dinheiro, mas ainda podem ser divididos em micro nichos:

  • Ganhar dinheiro na Internet com e-commerce

  • Ganhar dinheiro na Internet como afiliado

  • Ganhar dinheiro na Internet com Google Adsense

3 fatores importantes para escolher o seu nicho

Você deve dar atenção, ao mesmo tempo e com a mesma importância, a 3 fatores determinantes que têm um impacto direto sobre o potencial de ganhos do nicho de mercado.

O primeiro fator é o tamanho do mercado .

TAMANHO DO MERCADO

É ele quem influencia diretamente as possibilidades que você tem de ganhar.

Quanto maior o mercado, mais dinheiro você pode ganhar nele. Um ótimo exemplo aqui pode ser a indústria alimentícia.

Pessoas que comem fast foods são mais do que vegetarianas. É por isso que restaurantes como o McDonald’s geram muito mais receita do que restaurantes para vegetarianos.

Outro fator é o conhecimento .

CONHECIMENTO

Você precisa ter ou adquirir conhecimento suficiente para transformar a vida de quem compra o seu produto. No caso de se tornar um afiliado, é necessário que você aprenda até se tornar um especialista no assunto.

Nos dois casos acima, você precisa ser um Avatar do seu produto. Alguém que experimentou as sensações de não ter o produto e que recebeu a transformação que o produto proporciona.

Por exemplo, se o seu nicho é de “Controle do colesterol ruim sem dieta”, e você vende Extrato de Maracujá do Cerrado, seus resultados e sua expertise serão muito maiores se você realmente tinha problemas com colesterol alto, e conseguiu controlar os níveis de colesterol com o consumo do Maracujá do Cerrado.

E o último fator é a Paixão.

PAIXÃO

Se você vai criar um produto, principalmente um produto de informação, seja um curso, um Blog para rentabilizar, um Canal do Youtube ou outro, crie um produto que no mínimo você goste muito.

Abaixo falarei do perigo de empreender em um nicho que você não tenha paixão.

Erros que muitos Empreendedores cometem

Por muitos anos, trabalhei com clientes que queriam começar um negócio, conquistar clientes pela internet e ganhar dinheiro.

Há muitos erros que esses empreendedores iniciantes cometem. Esses são três daqueles erros que aparecem com mais frequência na minha experiência em Consultoria.

Esses erros são: Criar um negócio de Marketing Multinível, entrar no mercado só porque é popular e/ou gira muito dinheiro, e empreender em um nicho muito pequeno.

Esses erros podem efetivamente reduzir as chances de um empreendedor bem-sucedido e desencorajá-lo a continuar trabalhando. Se você quer que o seu produto se torne popular e, ao mesmo tempo, torne o seu negócio um prazer, evite esses erros a todo custo.

Criando um negócio de MM.

As pessoas que iniciam a cooperação com essas empresas decidem fazê-lo porque querem ganhar, ou seja, querem conquistar clientes ou parceiros para a cooperação. Em algum lugar, eles ouviram que a internet é uma boa maneira de obter clientes ou parceiros.

Talvez eles até tenham descoberto que vale a pena criar um blog, porque graças a isso, clientes em potencial irão até eles. Portanto, eles assumem que os blogs, sem pensar muito, criam conteúdo sobre os produtos que a empresa com a qual cooperam tem a oferecer.

Por que isso é um erro? O blog é para servir você para construir sua marca. No entanto, quando você escreve dessa maneira, você construirá uma marca, mas não sua, mas uma empresa diferente.

Você deve lembrar que esta não é sua empresa e há pouca chance de que ela seja diferente. É ótimo que você se identifique com essa empresa, mas acorde e foque na construção da sua imagem.

Entrando no mercado porque é popular e/ou gira muito dinheiro.

Não há nada de errado em criar um negócio com um plano para ganhar dinheiro no futuro.

Você deve ter um plano para crescer seu negócio. No entanto, eu quero proteger você para que não escolha o nicho do negócio apenas porque você pode ganhar dinheiro nele.

Investimentos, imóveis, moedas estrangeiras, moedas criptografadas, são nichos em que grande quantidade de dinheiro são negociadas. Há muito clientes potenciais neles. No entanto, eu não decidiria criar um negócio em nenhum desses nichos, porque eu não os conheço e não estou muito interessado neles.

Se eu criasse negócios nesses nichos, apenas porque movimentam muito dinheiro, os leitores rapidamente farejariam o meu truque. As pessoas são inteligentes e perspicazes, e meu plano maligno, mais cedo ou mais tarde, seria arruinado.

Mesmo que por algum milagre eu continuasse na superfície, eu ganharia muitos visitantes e começaria a ganhar dinheiro, mas seria muito cansativo. Por quê? Porque não é o meu nicho de mercado. Criar conteúdo não me agradaria. Eu não faria isso com a vontade, mas como obrigação. Dessa forma eu iria queimar rapidamente.

Honestamente, eu não acho que posso conquistar o mercado dessa maneira. As pessoas preferem falar com alguém que esteja contando apaixonadamente em seu blog, canal ou e-book, em vez de alguém que escreve pela força, porque isso pode ser percebido.

Nicho muito pequeno

Infelizmente, nem todos os nichos de mercado funcionarão. Um nicho muito pequeno provavelmente não será uma boa ideia.

Utilizei um exemplo no meu artigo “GUIA COMPLETO PARA NEGÓCIOS REALMENTE LUCRATIVOS”: se você criar um Serviço de Banho e Tosa Exclusivo para Cães da raça Pumi no seu bairro, você fechará as portas sem NUNCA ter vendido um banho sequer.

Da mesma forma, por exemplo, se você criar um negócio local, para fotografias de casamento.

Mesmo que você tenha um ótimo método para obter clientes para esse serviço, você não deve contar com o fato de que ganhará muito mais clientes. Se, no entanto, você expandir sua oferta, por exemplo, cursos de fotografia, álbuns personalizados, fotografias de batizados, etc., você mudará sua situação porque seu mercado cresceu.

Exercite-se para encontrar o nicho perfeito

No final, vou propor a você que faça um exercício que ajude a encontrar o seu nicho certo. O exercício é muito simples e você pode fazer isso em alguns instantes.

Garanto, no entanto, que seguindo esse método, você será capaz de escolher um nicho para o seu negócio.

Então comecemos:

Prepare uma grande folha de papel branco, pode ser em formato A4 e algo para escrever (um lápis ou uma caneta).

Nesta folha, desenhe 3 círculos grandes que se conectam em um ponto. Coloque no primeiro círculo “O que você gosta de fazer?”. Coloque no segundo círculo “Em que você é bom?” Escreva no terceiro círculo “O que os clientes pagarão por você?”.

Você pode fazer isso como no diagrama abaixo:

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O exercício é para preencher os círculos.

No círculo 1 O que você gosta de fazer Anote tudo o que você é apaixonado: O que você gosta de fazer? O que te dá alegria e prazer? O que você pode falar por horas? Não pense, neste momento, é adequado para um negócio ou não? Apenas escreva tudo o que vem à sua mente.

Da mesma forma, faça isso no círculo 2 Em que você é bom? Anote tudo em que você tem bons conhecimentos, que tópicos você conhece? Quais habilidades você tem? Da mesma forma que antes, aqui também escreva tudo o que vem à sua mente.

Agora, no círculo o que os clientes pagarão por você? Anote o que se repete nos círculos 1 e 2 e anote ideias rentáveis e atribua os valores que os clientes pagarão por cada um desses produtos ou serviços.

Para ajudá-lo, deixe-me dar um exemplo:

O fisiculturismo é minha paixão. Eu gosto de treinar na academia, então eu colocaria o fisiculturismo no primeiro círculo.

Eu também colocaria no segundo círculo, porque eu aprendi muito sobre treinamento de musculação. A partir dos 11 anos comecei a praticar este esporte. Eu aprendi com um treinador e colegas mais velhos e muito mais experientes. Eu também fiz um Curso na Federação Paulista.

Antes de mais nada, pratiquei este esporte, isto é, vivenciei a transformação que isso fez na minha vida.

O exercício mostra que eu posso criar um negócio sobre esse nicho. No entanto, para torná-lo um negócio rentável, vou pensar sobre o que os clientes vão pagar?

Poderia ser a venda de conhecimento ou coaching. Eu poderia vender suplementos. Os clientes também poderiam comprar roupas e calçados e outros acessórios ou artigos úteis de mim. Assim, posso encontrar uma maneira de gerar receita com meu nicho.

OK agora é a sua vez. Faça o exercício e veja: Em qual nicho você encontra o seu melhor negócio?

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Quem sou eu:

Antonio B Duarte Jr

Analista de Sistemas, Empreendedor, Cabeleireiro.

Apaixonado pela Família, pela Liberdade e pela Tecnologia.

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